segunda-feira, 27 de setembro de 2010

sínteses das atividades da unidade IV

que estar situada no Setor Beira Rio aqui em Porto Nacional, e posso afirma que é de conhecimento de todos os funcionários, desde sua elaboração e até a sua implementação.E ao se iniciar o ano letivo a equipe escolar se reúne para integração e planejamento das ações pedagógicas que serão contemplas no PPP da escola.
Neste ano de 2010 foi prevista no PPP oficina tecnológica para professores e coordenadores , feira de Ciências e muitas outras ações que serão desenvolvidas este ano juntas com três projetos que a escola já estar desenvolvendo junto com a comunidade escolar desde o 2º bimestre deste ano de 2010 até novembro deste ano. Observo que os recursos tecnológicos se constituem numa importante ferramenta auxiliar para que professores e alunos possam interagir e melhorar a prática educativa e é preciso que se ressalte a grande importância e possibilidades da Internet e dos meios tecnológicos é também um recurso de educação a distância de incalculável importância como modo apropriado para atender um número maior de pessoas de forma mais efetiva que outras modalidades e sem riscos de cair a qualidade dos serviços que já vinham oferecendo ao público que usam estes tipos de serviços . Elvirene Teixeira.
1ª síntese
PENSANDO SOBRE POSSÍVEIS MUDANÇAS E CONTRIBUIÇÕES DAS TECNOLOGIAS.

Acredito nessa nova mudança do paradigma educacional e vejo que deve ser acompanhada da introdução de novas ferramentas que devem facilitar o processo de expressão do nosso pensamento. Como por exemplo, o papel do computador na Educação pode ser usado como máquina de ensinar ou como ferramenta. Mas, a nossa realidade muitas vezes não condiz com as evoluções das tecnologias porque muitas vezes não está condizendo com a nossa realidade, temos que ter mais computadores com memórias avançadas e sala ambiente e um número acessível de computadores para todos os alunos e também capacitar os professores para que eles se adequar as novas tecnologias, para que eles possam ter condições de preparar aulas inovadoras para os alunos enriquecer nosso aprendizado para uma educação de qualidade,pois atualmente vivemos num mundo muito dinâmico , mas infelizmente a escola como se apresenta hoje ainda não consegue acompanhar e se adequar a essas mudanças, em algumas situações não traz muitos atrativos para os alunos, pois estes são da era digital e não temos como fugir dessa realidade, pois estamos na era da informática e aos poucos devemos nos adequar a ela, mas para que isso se torne possível é fundamental investir no professor, oferecendo condições para que possa participar de novos cursos,pois concordo com que aborda o texto de Pedro Demo aborda sobre os maiores desafios que professores e alunos enfrentam hoje para acompanhar o desenvolvimento tecnológico como subsídio de aprendizagem, e eles colocam muito bem que o professor deve buscar inovar sua prática, que ele é a peça fundamental dentro da escola (ele é a tecnologia das tecnologias) e deve se portar como tal. Mas para isso o professor também tem que se atualizar, fazer cursos na área e não estagnar no tempo tendo medo de ousar, medo do novo, pois devemos ser ousados e persistentes sempre sem medo de interagir com as tics.Elvirene Teixeira dos Santos
2ª síntese


O currículo escolar reflete todas as experiências em termos de conhecimento que serão proporcionados aos alunos de um determinado curso. A origem da palavra currículo – currere (do latim) – significa carreira. Assim, o currículo escolar representa a caminhada que o aluno faz ao longo de seus estudos, implicando tanto conteúdos estudados quanto atividades realizadas sob a tutela escolar. Um currículo também pode ser definido a partir dos livros didáticos que são adotados para cada série escolar ou pode funcionar a partir de algumas diretrizes nacionais. Elvirene Teixeira dos Santos
3ª síntese

3 comentários:

  1. É VERDADE COLEGA QUE MUITAS VEZES A NOSSA REALIDADE NÃO CONDIZ COM OS AVANÇOS DAS TECNOLOGIAS.OLHA O COLNHECIMENTO QUE ADQUIRIMOS COM AS TIC, COISAS QUE NÓS NEM MESMO SONHAVAMOS.

    ResponderExcluir
  2. A FORMA MAIS SIMPLES DE EXPLICAR O CURRÍCULO É ESSA QUE VOCÊ FALOU, SÃO OS CONTEÚDOS E AS ATIVIDADES NA CAMINHADA ESCOLAR DOS ALUNOS.

    ResponderExcluir
  3. Concordo, e é por isso que temos a preocupação de estarmos separando conteúdos de maior relevância para os nossos alunos. Para que eles não chegue ao final dos cursos se perguntando para que eu estudei.
    Cleanes

    ResponderExcluir