A IMPORTÂNCIA DO HIPERTEXTO.
Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente
links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda a informações que estendem ou complementam o texto principal.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.
O
hipertexto é um processo formativo, pois de acordo com este pensamento devemos reconhecer que, ele traz possibilidades de educar os discentes, facilitando a aprendizagem de forma prazerosa. De modo que, o hipertexto transmite toda carga de experiência, pois há várias conexões de texto, uma interligando na outra, onde liga várias noções de
intertextualidade. E isto, é de grande importância para a educação escolar, pois traz para o aluno uma nova forma de escrita e leitura, abrindo caminhos para a interação do leito e escritor. Este “sistema oferece ao usuário para interferir e transformar o texto: desde caso, em que o leitor se torna co-autor do texto, pode falar em interatividade forte” (PARENTE, 1999, p.81). O leitor tem este poder e esta interação com o autor do texto de forma que cada um traz uma carga de experiências anteriores que pode ser transmitido com outros conhecimentos, pois existe uma troca de experiências entre ambos.
Através do avanço da tecnologia trazida pela internet a maneira de escrever dos alunos e leitores mitificou completamente. Esta transformação ocorreu através do hipertexto que criou uma nova maneira de escrever. O hipertexto nos possibilita a distribuição do conhecimento, diminui o obstáculo que existe entre o escritor e o leitor, faz com que à escrita deixe de ser algo individual tornando-se uma tarefa da coletividade sendo realizado através da colaboração de ambas as partes por meio das grandes redes digitais existindo a facilidade de se construir socialmente o conhecimento.
A tendência dos debates sobre tecnologia e educação é, via de regra, relegar o fato de que os livros, lousa, giz assim como as diferentes formas de linguagem, o próprio conteúdo curricular, o controle e a avaliação da aprendizagem, a disciplina são: instrumentos tecnológicos ou tecnologias simbólicas que medeiam a comunicação ou, ainda, tecnologias organizadoras do sistema escolar, ele mesmo também uma forma de "tecnologia" ou, usando outras palavras, uma ferramenta pedagógica.
Esta mesma tendência nos conduz a uma visão parcial, orientando-nos a focalizar como tecnologia educacional somente algumas ferramentas mais recentemente desenvolvidas e aplicadas com finalidades didáticas como: os livros didáticos, os retro-projetores, a TV, os aparelhos de vídeo, o computador e a classificar como perigosas aquelas sobre as quais temos menor conhecimento e este, especificamente é o caso do computador cujos recursos tornam possível o hipertexto.